.Por exemplo, se um corpo neutro, recebe mais elétrons do que prótons em uma transição de energia, este corpo se torna eletricamente negativo, por ter mais atômos negativos do que positivos, e vise-versa.
.Na Eletroestática, há basicamente três modos de alterar as propriedades neutras de um corpo. Seriam elas:
- Eletricidade estática por atrito, ou seja, a mais básica e mais comun das três, quando pega-se dois ou mais corpos e friccionam-se uns contra os outros, causando essa troca de energia.
- Eletricidade estática por contato, o próprio nome já diz, quando dois corpos se tocam ou se chocam, sendo um positivamente ou negativamente elétrico e o outro neutramente elétrico, o corpo de carga alterada, divide seus prótons ou elétrons com o corpo neutro, tornando o corpo neutro positivamente ou negativamente elétrico e sem perder sua propriedade positiva ou negativa.
- Eletricidade estática por calor, é a menos encontrada no dia a dia, por não existir um toque ou contato entre os corpos, essa relação de calor e eletricidade é mais complexa do que a por atrito ou contato, mas básicamente é quando um corpo exala energia através do calor para outro corpo, tornando-o potencialmente elétrico.
.Veja duas fotos sobre eletricidade estática de atrito e uma sobre eletricidade estática por contato:
(Imagem 1, ao esfregar a régua com o papel, transfere-se carga elétrica através do atrito, que por sua vez atrae o papel que é neutro elétricamente.)
(Imagem 2, ao contato entre a Bola¹ e Bola², a Bola¹ transfere 1 dos seus 2 elétrons que possue a mais para a Bola², balanceando a carga entre as duas Bolas.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário